Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Prazer responsável, prazer pleno.

A Nespresso produz pequenas máquinas portáteis, que são alimentadas por doses de café torrado e moído armazenado em cápsulas de alumínio leve. A grande vantagem? Um café espresso bem honesto
, sempre com o mesmo sabor (sem fatores externos e principalmente humanos que possam provocar modificações), extraído a qualquer momento, de forma limpa, higiênica e em doses individuais. E em uma maquininha cujo design moderno foi preparado para impressionar as visitas.



Nem tudo são flores e as desvantagens são muitas: nada de café fresco moído na hora (apesar dos fabricantes ressaltarem que a cápsula hermeticamente selada evita a oxidação e preserva os aromas), nada de 'trabalhar o seu café' - o que encanta cada vez mais não só baristas, mas coffeegeeks em toda parte -, um valor bem salgado pela compra de cada cápsula (alguns blends chegam a custar R$1,50 a cápsula) e a produção de bastante lixo nesse amontoado de cápsulas até então inúteis. Até então.

De acordo com o Portal Café Point, a empresa austríaca Mischer'Traxler desenvolveu uma bateria produzida a partir de cápsulas de café usadas pelas máquinas da marca Nespresso. A empresa adaptou essas cápsulas com algumas tiras de cobre e água salgada para fazer mini-baterias, cada uma com cerca de 1,5 Volts de energia.



As baterias foram exibidas na Vienna Design Week 2010, onde 700 delas foram usadas para fornecer energia para relógios instalados na parede da Nespresso Áustria. Seis potes de mistura de café usado unidos podem fornecer energia para um relógio, enquanto toda a instalação da Vienna Design Week 2010 poderia potencialmente fazer um pequeno rádio funcionar (cerca de 680-700 Cápsulas Nespresso, que é aproximadamente o consumo anual de café por pessoa).

Espera-se que essa instalação estimule os consumidores de café a reciclar seus grãos. Além dessa iniciativa, a Nespresso já recolhe desde 2009 cápsulas usadas por seus clientes, para produzir novas embalagens a partir do alumínio e fertilizante agrícola a partir das borras, misturadas a outros resíduos vegetais. A expectativa para 2010 foi de cobrir até 200 lojas em todo o mundo com o sistema de coleta.



Bom, cada casa é uma casa, cada caso um caso. Se a sua vida pede uma máquina de espresso em casa, pese os custos e os benefícios, mas procure pesar também o impacto da sua aquisição - ambiental e social. Acho que é bem importante equilibrar nossos prazeres diários com nossa responsabilidade diária. Pesquise sobre o que a sua marca vem fazendo para reduzir o impacto dos seus produtos. Eles sabem que isso pode definir sua compra - considerando que você é um consumidor consciente, que reflete sobre suas escolhas e que aprecia a ética em geral.


Cada escolha pautada no bem-estar coletivo promove nosso próprio bem-estar. Se isso significar o prazer de um bom café em casa, meu caro, agarre sua xícara.



(imagens e informações recolhidas em http://www.cafepoint.com.br/mypoint/jusantin/p_baterias_feitas_com_capsulas_usadas_de_nespresso_bateria_nespresso_capsulas_energia_1926.aspx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!