Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

PROJETO UMAMI promove encontro cultural entre Brasil e Colômbia


Entre os dias 1 e 9 de junho, um grupo de baristas, pesquisadores e apaixonados por café especial embarcará em uma viagem única para a Colômbia. Um roteiro para quem gosta de se aventurar em realidades diferentes e quer aprofundar seus conhecimentos sobre a bebida mais importante para a maioria dos mercados – e paladares – do mundo todo.


O Roteiro Colômbia é o primeiro fruto do Projeto Umami, concebido por mim e pela turismóloga belorizontina Marina Moss e que conta com o apoio operacional da Empório do Marketing, especializada em viagens culturais. O Projeto Umami nasceu de um desejo nosso de incentivar o turismo consciente e responde a uma demanda já existente por produtos turístico-gastronômicos legítimos, que permitam ao visitante conhecer as múltiplas realidades locais, vivenciar a cultura do outro pelos cinco sentidos e, principalmente, fazê-lo de forma responsável, respeitando e admirando as diferenças.

O nome que escolhemos para o projeto tem um motivo especial. “Umami” é uma palavra japonesa que significa algo como saboroso, delicioso. É também usada para designar o quinto sabor básico (além do doce, salgado, ácido e amargo) percebido nos alimentos. O sabor umami foi descoberto no Japão em 1908, mas só nas últimas décadas passou a ser comentado no ocidente. Resulta da presença de substâncias como o ácido glutâmico, encontrado em algas, tomates, cogumelos, queijos e carnes, entre outros. Recentemente, o sabor umami foi identificado também em um café exótico da cidade de Jacarezinho, no Paraná.

Assim como incorporar o sabor umami à nossa percepção dos alimentos representa uma nova atenção ao paladar, o Projeto Umami propõe um novo fazer turístico, com mais atenção aos detalhes. Usar os cinco sentidos – tocar a terra, ver a paisagem e o modo de vida local, ouvir as histórias, sentir o aroma e degustar as especialidades locais – é essa a proposta deliciosamente prazerosa e responsável. Uma proposta Umami.

Café especial e barismo de qualidade? Também tem paisagens belíssimas, sabores deliciosos, gente hospitaleira, experiências inesquecíveis...

No Roteiro Colômbia, o percurso dos aventureiros começa em Bogotá, capital colombiana, onde acontecerá, nos dias 2 a 5 de junho, o Campeonato Mundial de Baristas (WBC, na sigla em inglês) e a Feira Expoespeciales, que reunirá os principais profissionais da produção à comercialização de cafés especiais. Empresas que representam toda a cadeia produtiva do café colombiano e atividades paralelas estão entre as atrações do evento mais esperado do ano no que toca ao produto café. Os principais objetivos dos eventos são promover a excelência do produto, o crescimento da profissão de Barista e conquistar a participação de uma audiência mundial.

Depois de quatro dias de passeios urbanos, gastronomia cosmopolita, emoção nos campeonatos de Barista e muitos espressos, cappuccinos e drinques à base de café, o roteiro continua com um percurso terrestre até Armênia, no Departamento de Quindío e um dos vértices do Eixo Cafeeiro Colombiano. Na cidade de Armênia os viajantes conhecerão o Parque Nacional do Café, percorrerão a região produtora durante uma cavalgada, participarão da colheita e processamento dos cafés na fazenda e, enfim, provarão os cafés colombianos em uma degustação dirigida por torrefadores e baristas locais.

Com tanta atividade, descanso e boas refeições também são muito bem-vindas! No Hotel Los Girasoles, toda a hospitalidade rural colombiana estará à disposição dos aventureiros do café.

A viagem acontece em uma data decisiva para a cafeicultura e o barismo, culminando no WBC 2011, o que otimiza o aproveitamento do roteiro para os profissionais da área. A comercialização da parte terrestre, sem inclusão das passagens aéreas, permite ao participante adquirir o voo mais adequado, utilizando de milhagens ou benefícios pessoais concedidos pelas companhias aéreas. Além disso, a saída é possível de qualquer aeroporto do Brasil, possibilitando a contratação do voo mais próximo ao local de residência, o que reduz o custo da viagem.

Para os apreciadores de café, é uma oportunidade ímpar de estar em contato com verdadeiros profissionais brasileiros e colombianos, conhecer a fundo o mundo do café especial e adquirir produtos exclusivos e de altíssima qualidade, diretamente dos produtores.

O conceito proposto na primeira ação do Projeto Umami é a experiência turística legítima e de impacto positivo, em uma perspectiva diferente do Turismo Gastronômico. Em Bogotá, os olhares do grupo estarão atentos à culinária cosmopolita e ao modo de vida urbano, além da Expoespeciales e do WBC, onde serão divulgadas as mais avançadas técnicas de preparo de café e as principais tendências, ditadas por alguns dos melhores Baristas do planeta. Já em Armênia, no Eixo do Café, o foco do roteiro estará no agroturismo, que proporcionará a participação ativa dos visitantes no processo de produção do café, além de conhecer o modo de vida rural.

O contraste urbano-rural, entre a gastronomia que interage com o mundo e a cultura rural baseada no cultivo do café, é o ponto alto dessa proposta de uma verdadeira experiência turística. O Clube Barista de Minas Gerais tem participação ativa e é um canal decisivo para alcançar o objetivo maior da viagem, que é estreitar a relação entre produtores, pesquisadores e consumidores do Brasil e da Colômbia, além de abrir novos canais de troca e pesquisa sobre a produção e a cultura cafeeira.

Mais informações sobre valores, prazos e o conteúdo detalhado do roteiro estão disponíveis no site da Empório do Marketing (www.emporiodomarketing.com.br) e no blog do Clube Barista de Minas Gerais (www.clubebaristamg.blogspot.com). Também é possível entrar em contato conosco pelos e-mails helga.barista@gmail.com e marinamoss@yahoo.com.br. As vagas são limitadas a um grupo reduzido. Agarre logo sua xícara e sirva-se à vontade de conhecimento, prazer e café.

Imagens:
1. Finca localizada em Armenia
2. Valle del Cocora, onde acontecerá a cavalgada
3. Terreiro suspenso em finca no Eixo do Café
4. Quarto no hotel-fazenda Los Girasoles
5. Hotel Los Girasoles
6. Lata comemorativa de balas de café colombiano
7. Juan Valdéz, personagem emblemático criado para representar o produtor colombiano
(Fonte: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!