Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

A sorte na borra do café

Foi no Aleph Cafés em BH onde eu comecei a trabalhar como barista. Mesmo não sendo mais funcionária, eu acabo batendo o ponto lá quase todos os dias.

Um dia desses, o Urjel, proprietário da casa, me apresentou orgulhoso sua mais nova aquisição: uma cafeteira turca.
Preparamos um café turco como manda o figurino (café moído bem fininho, um pouco de açúcar e especiarias) e o resultado foi muito bacana. E eu, que achava que a sensação ia ser parecida com a de comer terra molhada e que não sou chegada em açúcar no café, até que gostei muito.

Aproveitamos também para tentar ler a sorte na borra do café. De acordo com o que andamos estudando (God bless the Google), o processo é o seguinte:

1) beba o café aos goles pequenos (até porque o café foi fervido e, acredite, tá quente mesmo), até começar a sentir a borra;
2) quando sobrar só um pouquinho de líquido que não dê mais pra beber, coloque o pires sobre a xícara e vire-a de uma vez (cuidado, nessa hora você pode fazer bastante sujeira);
3) espere a xícara esfriar, porque senão os desenhos vão virar uma poça marrom no fundo da xícara (e você não vai querer isso, porque se a borra fica no fundo da xícara significa que você tem o coração pesado ou problemas na família);
4) quando esfriar, retire a xícara e tente interpretar os desenhos que se formaram nela (é pra imaginar mesmo. Não espere aparecer um príncipe num cavalo branco, a não ser que você tenha tomado um whisky antes);
5) depois escorra o líquido que ficou no pires para dentro da xícara, e faça a leitura do pires também.


Não vou entrar no mérito da confiabilidade da leitura da borra do café, mas vamos dizer que é uma boa brincadeira pra quem faz uma parada estratégica no café da tarde. A novidade é que o Aleph começou a servir o café turco aos clientes, junto com os outros métodos de extração: espresso, coado, french press e moka.

Pra quem se aventurar a provar esse café misterioso: peça para acrescentar uma pitadinha de canela antes da fervura (na xícara não é a mesma coisa). Fica uma delícia.

ALEPH CAFÉS
Av. do Contorno, 6777, loja 3 – Savassi
Telefone: (31) 8806-5006
Site/e-mail/blog: alephcafes@gmail.com
Barista: Urjel Morais
Café: Unique (Carmo de Minas)
Especialidade: crepe de pernil de javali com molho barbecue
Diferencial: diversas extrações de café: espresso, coado, french press, moka e ibriq (café turco)

5 comentários:

  1. Hummmmm!
    Deu vontade de experimentar.

    Muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Helga!
    Sentimos falta de seus textos.
    Este da "borra do café" foi muito legal.
    Estamos aguardando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Parabéns!!!!

    www.cheirinhocafe.blogspot.com
    Cheirinho de Café

    ResponderExcluir
  4. Helga
    Cada dia mais fico encantada com suas habilidades, tenho a honra de te lá conhecido. Também estamos fazendo um blog do Cafe, pode me ajudar?
    Posso transportar alguns de. Seus textos?
    Parabéns
    Abraços
    Marisa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marisa!

    Obrigada pela visita ao blog! Claro que te ajudo com o blog, quando nos encontrarmos semana que vem, você me mostra o que está pensando que eu te ajudo com o que puder. E claro que pode transportar alguns textos, será um prazer.

    Grande abraço,
    Helga

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!