Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Como ser um barista mais feliz no trabalho - parte 3

Outra forma de ser feliz no trabalho praticamente de graça.

DICA NÚMERO 3:
SORRIA


Sorria para seus clientes. Sorria para seus colegas de trabalho. Sorria para o seu chefe. O que acontece se você sorrir pra todo mundo? Duas coisas.


Primeiro, mesmo se você se força a sorrir antes dos outros, eventualmente sua mente vai acreditar que você está mais feliz. Isso pode soar idiota, eu sei. Mas antes de descartar essa dica, tente sorrir por uma hora. No final dessa “uma hora” você provavelmente não vai ter que ficar se lembrando de sorrir pela próxima hora inteira.

Segundo, porque o sorriso é contagioso. Antes que você note, seus clientes, colegas de trabalho e mesmo o seu chefe começarão a retribuir seus sorriso.

Ok, vai aparecer um povinho mal-humorado assumido que vai se recusar a sorrir pra você. Mas como meu avô dizia, “você tem que enviar uma carta pra receber outra de volta.” Você não pode esperar clientes animados a menos que você mesmo crie essa atmosfera, um cliente por vez.

De todas as maneiras sugeridas para baristas (e todo mundo no planeta) ser mais feliz no trabalho, sorrir é geralmente a coisa mais difícil de fazer, mesmo que não requeira nenhum esforço físico e não custe nada. Por quê? Porque sorrir para alguém e fazer contato visual é como dar um presente. Para sorrir para outros, você deve primeiro estar preparado para dar aos seus clientes e colegas o benefício da dúvida. Ao dar uma chance às pessoas, na primeira hora do dia, quando eles estão sonolentos e cansados, você não os culpa por te transmitirem más energias.

Tirando um minuto para perguntar se o Latte que ele pediu é realmente o que ele quer, sabendo que na sua cafeteria existem três tamanhos diferentes e uns dez sabores para sugerir, você mostra que você joga no time dele, e que está lá para ajudar.

Você deve perdoá-lo pelo fato de que ele às vezes está cansado e não trate você com a gentileza que você esperava. Não é fácil e você não vai converter todo cliente de cara amarrada. O que não significa que você não deva tentar. (Sarah Leslie)
*** A reportagem original pode ser conferida na íntegra em http://baristamagazine.com/ ***

15 comentários:

  1. É isso mesmo.
    "SER BARISTA ANTES DE MAIS NADA É COMPREENDER QUEM NÃO É".
    (jesse zerlin)

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  2. "Não devemos perder nossa essência"... Por que ai sim fica mais difícil.

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  3. Outro bom motivo para sorrir, é quando se tem prazer no que se faz.

    Helga, o seu sorriso é contagiante.

    Cristina.

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  4. Engraçado, mas essa série de como ser um barista melhor é igual a da Barista Magazine de agosto/setembro!
    Podia colocar a referência, né?

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  5. Prezado,
    esta é a terceira de uma série de postagens que, conforme mencionado nas duas postagens anteriores (favor ler COMO SER UM BARISTA MAIS FELIZ NO TRABALHO - PARTE 1 e COMO SER UM BARISTA MAIS FELIZ NO TRABALHO - PARTE 2, publicadas em novembro), é exatamente uma TRADUÇÃO da reportagem publicada pela Barista Magazine na data mencionada.

    Como comentado na postagem COMO SER UM BARISTA MAIS FELIZ NO TRABALHO - PARTE 2, essa seção é uma tradução adaptada, e pretende apenas trazer o assunto para a discussão em nossa língua materna, mantendo a essência e o bom humor.

    Desde agosto de 2010, uma das propostas do CB é traduzir textos publicados em revistas internacionais, dando acesso àqueles que não dominam a língua inglesa.

    Agradeço a lembrança de mencionar a fonte nesta postagem, farei a modificação imediatamente.

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  6. Helga continue publicando estes textos que são de grande ajuda àqueles que não têm acesso à outra língua. Você está contribuindo muito para muitos, você não precisaria compartilhar estes, mas percebe-se que você não é uma menina egoísta, e que não se importa de compartilhar o que há de bom e belo aos outros que você nem conhece.
    Agora, para o "anônimo" acima, melhor seria não perder tempo com esse tipo de comentário,e usufruir das leituras fazendo disso um aprendizado.Começando por se identificar.
    Grande abraço,
    Agenor. (Curitiba)

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  7. Faço minhas as palavras do Agenor.
    Valeu, cara!

    Cícero.

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  8. Vá em frente, amiga!
    Você tá demais!

    Lu.

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  9. Eu também sou anônimo, e tenho gostado muito do que vejo aqui.
    Vou continuar lendo tudo.
    Não pára.
    Cadê "Como ser um barista mais feliz..4...5...6...

    Mariana

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  10. Há um ditado antiiiiiigo que diz:
    "QUEM DESDENHA QUER COMPRAR."

    Deu pra entender?
    Também sou anônima.
    Helga, não te conheço pessoalmente, gosto muito do que você escreve. Vá em frente.

    Cíntia.

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  11. Obrigada pelas palavras de TODOS VOCÊS.

    É um prazer recebê-los no blog e uma honra saber que o projeto Clube Barista tem adquirido cada vez mais abrangência.

    Não deixem de comentar, contribuir para melhores conteúdos e de fazer desse espaço uma arena de discussão. Todos os comentários são bem-vindos e agradecidos, inclusive as críticas.

    Abraços!

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  12. Helga,

    você como sempre fazendo coisas muito bacanas e espalhando sua luz por ai! Adoro seu blog e a forma como você escreve... Pessoas esperando qualquer tropeço seu (que não foi o caso!) para questionar sua credibilidade estão por todo lado. Mas você tem brilho próprio querida!
    Parabéns! Você vai chegar onde quiser, apesar de alguns!

    Juliana - Ithaca-NY

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  13. Desculpe se eu ofendi alguém! Só queria que fosse dado crédito aos que escreveram o material original. Leio todas as publicações nacionais e internacionais e sei que, se alguma matéria deste blog fosse publicada em outro lugar sem crédito aos que escreveram ninguém iria gostar.

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  14. De maneira nenhuma! Seja sempre bem-vindo(a) ao blog e às discussões. Todas as opiniões são de suma importância para o enriquecimento do trabalho do CB.

    Conto com sua participação para melhorar nosso trabalho cada vez mais.

    Abraço!

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