Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Como ser um barista mais feliz no trabalho - Parte 2

Aqui em Belo Horizonte é comum pagar 10% sobre o serviço quando se é atendido na mesa, apesar de não ser obrigatório. Não sei se essa dica vai ser realmente útil para baristas em BH e mundo afora (e agradeço se alguém contribuir com alguma realidade diferente da nossa, ou uma idéia diferente), mas aqui vai:

Dica número dois:
Consiga uma boa caixinha de gorjetas


O CB adverte que as nossas traduções não são literais, e visam garantir a informação e principalmente o bom-humor. Para ler os textos originais, acesse a Barista Magazine.


"Quando eu me mudei de Seattle para Nova York, eu fiquei chocada ao encontrar uma cultura de gorjetas muito diferente. Mesmo que pagar uma gorjeta por cada cerveja servida no bar que você freqüenta pareça normal, dar uns trocados por cada latte parece um pouco de exagero. Dos meus anos coniventes com a caixinha de gorjetas em mais de 30 lojas, eu aprendi algumas coisinhas.

Para os iniciantes, uma boa e grande caixa/copo/jarra/xícara para contribuições aumenta as gorjetas. Coloque a caixinha estrategicamente em frente ao local onde você entrega o troco. Com isso, vai parecer óbvio para o cliente que a coisa certa a fazer é colocar esses trocados na caixinha de gorjetas. Fotos engraçadas e frases divertidas fazem as pessoas rirem e mudarem de comportamento, mas uma apresentação bem elegante da caixa de contribuições sempre traz melhores resultados, geralmente uns três a cinco dólares por hora.

Além disso, a informação corre entre os clientes. Retire seu rico dinheirinho da caixinha assim que possível. As pessoas costumam se sentir desconfortáveis ao ver uma tímida caixinha/xícara/caneca/whatever recheada de moedas; mas elas adoram dar gorjetas quando compartilham a idéia de que é a coisa certa a se fazer. Uma vez que elas já te agraciaram com uma gorjeta, fique atento e agradeça sinceramente. Manter o bom-humor, mesmo quando não se ganha nem uma moedinha, vai preservar a sua “moral” ao tentar ganhar a gorjeta em uma próxima vez. Então, mantenha a cortesia com os menos generosos (para o seu próprio bem) e com seus clientes favoritos, que tiram o escorpião do bolso e fazem de você um barista muito mais feliz no fim do dia." (Anne Lylander)

Um comentário:

  1. Oi, pessoal!
    Uma moeda não vai fazer falta à ninguém...
    Não é vergonha nenhuma.
    Colaborem com a caixinha, ou melhor, com o barista. Ele merece. Afinal, "a culpa" é dele, de você poder saborear todos os dias essas maravilhas.

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!