Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Tem sal, o meu café - COFFEE SONGS, COFFEE WEEKENDS N#2

A música escolhida pra embalar esse fim de semana é do Affonsinho e da Érika Machado. "Sal no café" não fala exatamente da nossa famigerada bebida, mas das contradições da vida e da tendência que a gente acaba tendo de desejar aquilo que parece mais inaceitável.


Mesmo com todos os desencontros e insatisfações, mesmo com gosto de café com sal, o casal da música insiste.

Eu, particularmente, já pus sal no meu próprio café e no café alheio (inclusive podem atestar, feliz ou infelizmente, os meus juízes da Etapa Mineira de 2009 e do Coffee in Good Spirits em 2010), e gosto bastante de um café cítrico batizado com uns cristaizinhos salgados. Claro, não é uma combinação pra qualquer hora e nem pra qualquer paladar. O paladar brasileiro, em geral, rejeita a associação.
Por hora, deixo vocês embalados pela melodia gostosa do Affonsinho. Num dia de semana discutimos mais sobre as relações possíveis entre sal e café.






Sal no Café

Cê já pôs sal no meu café
Prendeu meu dedo no portão
Bateu um prego no meu pé
E beliscou meu coração
Cê já roubou meu cobertor
Ligou o ventilador no 3
Soprou meu sonho e meu calor
E fez tudo isso outra vez

Cê já jurou que mal-me-quer
Desafinou meu violão
Pôs fogo no meu picolé
Ficou com todo o meu colchão
Cê já dormiu de mal de mim
Mandou dizer "diz que eu saí"
Deu zero no meu boletim
E disse "a vida é assim"

Mas foi por isso que eu não fui
E que você ficou também
O que viver tem de esquisito
O amor conhece como ninguém
E o seu beijinho me desmonta
Mesmo com gosto de café com sal
Eu fico tonta, tonta
E acho a gente normal!

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu sigo seu blog já tem um tempinho, mas nunca deixei comentários (sou meio tímida p/ isso). Entretanto desta vez, não resisti.
    Há alguns meses a Espresso em Revista publicou um bom artigo sobre a associação café+sal. Falava sobre o uso de acompanhamentos salgados p/ valorizar o sabor do café. Também comentou que usar sal direto na bebida, ao invés do açucar é prática comum no Japão. Fiz os 2 testes na hora! Sal no café é estranho, mas salgadinho no lugar dos biscoitinhos doces é 10. Fiquei muito curiosa com seu café com c´tricos e sal. Vc usa flor de sal?
    Ah! Parabéns pelo blog.Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Beatrix!

    Eu me lembro dessa reportagem da Espresso, se não me engano saiu em setembro do ano passado. Na época, essa reportagem me inspirou a utilizar o sal para temperar minha bebida de assinatura do III Campeonato Mineiro de Baristas, que levava espresso, tangerina e cardamomo.

    No Coffee in Good Spirits desse ano, utilizei cristais de flor de sal na borda da taça, em uma bebida que levava também café e tangerina, mas com vodka e aromatizantes cítricos.

    Já fiz alguns testes (ainda sem tanto rigor científico), de pequenas quantidades de sal em café filtrado e espresso. Experimente colocar 1/2 colher (de café) de sal para 1 litro de café (bebida já preparada). O sal costuma corrigir a acidez e amargor de alguns cafés, quando essas características são indesejadas. Também acontece uma alteração no corpo do café.

    Depois conta pra gente o que você achou da experiência!

    Muito obrigada pela participação! Grande abraço.

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!