Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Marina Moss, Belo Horizonte/MG

Nossa convidada de hoje é Marina Moss, turismóloga belorizontina e apaixonada por café.


Clube: s. m. 2. Sociedade de pessoas para um fim comum. (http://www.priberam.pt/)


Bom. Afinal de contas, o Clube Barista é pra ser um clube, não? Uma reunião de pessoas que, por profissão ou afinidade, troquem ideias em torno de uma xícara de café. Sendo assim, nada mais justo que contar com a contribuição de leitores e colegas para animar ainda mais nossa discussão sobre infusões e rubiáceas. Nossa convidada de hoje é Marina Moss, turismóloga belorizontina e apaixonada por café. Esse texto vem muito a calhar no blog do CB, e eu o apelido carinhosamente de Manifesto. A Marina nos traz a visão leiga de quem, de repente, descobre que durante a vida inteira aprendeu tudo errado sobre café. Errado mesmo? Manifestem-se!
Helga Andrade

Não sou barista, nem cafeicultora, nem trabalho no ramo cafeeiro. Sou brasileira e amo café. Simples assim. Sou aquela pessoa comum que cresceu sentindo o cheiro de café feito em casa, coado na hora, adoçado com açúcar e acompanhado com broa de fubá. Gosto dessa lembrança, e sigo esta tradição assim na minha casa, com minha família, meus amigos, com aquela visita de última hora: “Entra pra cá, aceita um cafezinho?”. Aliás, adoro que me convidem para um cafezinho...

Ultimamente, tenho ficado em crise. É que minha paixão pelo café me levou a conhecer pessoas e lugares. Pessoas que trabalham com café, profissionais do café. Lugares especializados no melhor café, cafés especiais, com aromas e diferentes “blends” (não entendo isso direito, mas escuto muito).

Agora eu sei que existem cafés maravilhosos, únicos. Que o Brasil é o maior produtor de café do mundo e que tem se especializado cada vez mais em cafés finos e especiais, os chamados Cafés Gourmets. Tenho acompanhado de perto amigos baristas e sua arte (pois são artistas) de fazer café, tenho freqüentado campeonatos, tenho lido sobre todo o processo produtivo do café, e cada vez mais, tenho certeza de que estamos comendo mosca, abafando nosso potencial em ser o País do Café. Mas não do “café matéria prima, commodity”... e sim do café de qualidade, do valor agregado do café, dos melhores profissionais do café.

Mas a questão é que, mesmo sabendo disso, eu ainda amo o meu cafezinho. Estou em crise, pois tenho aprendido que o café que eu cresci tomando é ruim. Que não se coloca açúcar em cafezinho, ops, ESPRESSO... Isso é um crime contra a doçura natural do bom café. Mas e aí? Se eu quiser tomar um café bom não poderei mais viver meu momento cafezinho doce em casa?



Confesso: achei muito ruim quando tomei minha primeira xícara de café ESPRESSO. Horrível... Fiquei me perguntando, será que para ter o direito de degustar um bom café, só sem açúcar? Isso é sofrido. Meus amigos baristas têm tido muita paciência comigo... Às vezes me deixam colocar um pouquinho de açúcar, ou então, inventam algumas combinações docinhas e ai fica mais fácil. O resultado desta atenção é que tenho gostado cada vez mais! Quebrado barreiras. Começo a acreditar que o café especial pode ser acessível a todos os lares do Brasil, pode se tornar parte de nossa cultura e do nosso cotidiano.

Lembrei-me que, antes de aprender a apreciar um bom vinho, bebi muito vinho Canção por aí... O aprendizado foi um processo. Tem que aprender a ler a bebida, aprender a valorizar, aprender a beber. Ninguém nasce gostando de vinho, e desconfio que nem de café. Meus amigos baristas tem tido o cuidado de me ensinar o que é um bom café. Não fui criada assim, cresci bebendo café doce e penso que esta é uma mudança de hábito, uma incrementação cultural.

“Tomar um cafezinho” faz parte da cultura brasileira, é a arte do encontro. A estratégia de inserção de melhores grãos e a valorização do café no mercado brasileiro não pode nunca negligenciar esta realidade... Porque, mesmo conhecendo cada vez mais o mundo dos cafés especiais, jamais recusarei um cafezinho para um “dedo de prosa”, por pior que ele seja... por isso, melhor será se puder ser com um café gostoso e aromático!

Acredito que, como eu, exista milhões de brasileiros que amam um bom café, e que ficariam muito satisfeitos de ter acesso aos nossos grãos preciosos, para que nosso melhor café fique aqui no Brasil e não nas máquinas Starbucks espalhadas mundo afora. Perfeito será se eu puder degustar meu “cafezinho especial”, feito com grãos de qualidade, na tranqüilidade da minha casa, desfrutando de companhias na minha mesa... Será que dá?

E fico me perguntando: Quem vai ensinar a arte de beber café aos brasileiros, meus queridos amigos baristas?


*Marina Moss é turismóloga pela UFMG e atua em Belo Horizonte. Para entrar em contato, escreva para marinamoss@yahoo.com.br

10 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Nós brasileiros devemos mesmo aprender a aproveitar nossa enorme cultura cafeeira. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... depois dessa fiquei até com vontade de tomar um "cafezim novim"!!! Hummmm... rsrs
    E olha que o café que eu amo e estou acostumada a tomar é o café normal (Desses que a gente compra em supermercado)...
    Como será o gosto de um "bom" cafe? Onde encontro para experimentar?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    "Café bom" é um conceito bastante subjetivo. Pra simplificar, apesar de falarmos muito em café de qualidade, o bom café é aquele que te proporciona uma boa experiência, mesmo que não seja reconhecido como café de boa qualidade.

    Claro, dentro dos parâmetros que foram discutidos nesse texto da Marina.

    Com relação aos "cafés de qualidade", já é possível encontrar uma variedade considerável em supermercados, empórios e cafeterias de BH. Procure por selos como os da ABIC e BSCA, ou pergunte ao barista da cafeteria que você frequenta sobre a procedência dos grãos. São, hoje, algumas das maneiras de se investigar a qualidade de um café.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, Marina! E olha, muitos nascemos gostando de café sim!! Minha sobrinha de 2 anos adora!! Vou divulgar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem dito Marina...... fiquei com água na boca só de ler o texto!!!!!!
    Parabéns pela publicação!!!!!!!! Também vou divulgar!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto Marina... sou barista e acredito que esta leitura seja bem interessante e recomendável para qualquer barista.
    Vejo o barista como um agente transformador, no entanto, isso não significa desprezar as tradições ou simplesmente convencer as pessoas de que seus hábitos sejam ruins ou errados, mas sim apresentar-lhes novas possibilidades e experiências no mundo do café. Que tal provar o café antes e só em seguida adoçá-lo conforme seja necessário somente para complementar sua doçura natural?(assim acredito que você reduziria gradativamente e sem traumas)Ou mesmo tentar adoçá-lo de outras formas, mel, rapadura, mascavo, etc, para ver o resultado?
    Acredito sim que seja dever do barista respeitar e até preservar as tradições, mas sempre aprimorando-as, inovando e rompendo paradigmas.

    A.

    ResponderExcluir
  7. Considerações muito válidas! Faço minhas as suas palavras.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nossa quantos comentários! Fico feliz e agradeço a todos! gostei muito de escrever este texto pois é algo que fico sempre pensando, e bom saber que este assunto interessa às pessoas!

    A., agradeço suas dicas de barista, com certeza vocês são artistas pois encontram soluções agradáveis e práticas para unir as tradições e inovações! De certa forma, meu texto é uma homenagem a todos vocês! Seu último parágrafo diz tudo! Obrigada pelas dicas!

    Aos "leigos" que se identificaram, recomendo a todos que se aproximem mais desta área e destes profissionais! Hoje, como a Helga disse, é cada vez mais comum a presença dos mesmos em boas cafeterias, e um "dedo de prosa" com eles durante um café é muito bem vindo!

    Obrigada pela dica e convite Helga!! Estou gostando muito desta experiência no Clube Barista!

    abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto! Você deflagra um incômodo sobre a limitação ao acesso dos bons cafés às mesas dos brasileiros, como se o barismo fosse algo distante da grande massa, o que de fato é. o brasil é f... no café, mas em barismo tá engatinhando, porque virou um modismo de elite. Essa tendência tem que se tornar mais acessível tanto em divulgação, quanto em preço.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Anônimo, rs! Mas se entendi direito, você quis dizer que o consumo do café especial virou modismo de elite né? Não o barismo.. Concordo que o café especial, e seu consumo deva ser democratizado! E acredito que o barista é figura fundamental neste processo!

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!