Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

O Museu do Café


O Palácio da Bolsa do Café foi inaugurado em 1922, com o objetivo de centralizar, organizar e controlar as operações do mercado cafeeiro, na época a principal fonte de riqueza do país. Seu edifício de arquitetura eclética foi uma resposta à monumentalidade almejada por seus idealizadores, e não foram poupados esforços ou recursos para erguê-lo.


Hoje, apesar do adensamento urbano ocorrido nas últimas décadas, o edifício continua uma importante referência paisagística. Em 2009, o Palácio foi oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN), depois de passar por uma restauração concluída em 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo. Também em 1996 foi concedida à Associação dos Amigos dos Cafés do Brasil a Permissão de Uso, com o propósito de fundar o Museu do Café.

A partir da Permissão, a primeira iniciativa foi a implementação da Cafeteria do Museu, que se tornou a principal atração do centro histórico santista. O prédio também abriga uma biblioteca de acesso livre e gratuito, que conta com um dos acervos mais completos sobre o tema.

O Museu possui uma exposição permanente, intitulada "A Trajetória do Café no Brasil", e exposições temporárias. Até dia 30 de janeiro, será exibida a exposição "A Defesa do Café faz História", que discute as políticas de valorização do produto nacional, com um recorte histórico que começa no Convênio de Taubaté em 1906 e termina na desrregulamentação do mercado pelo governo Collor, em 1990.


O Museu também conta com visitação guiada, oficinas e cursos, inclusive o de Barista. Durante essa semana, o emocionante espetáculo do preparo de café se instala oficialmente por lá, na ocasião da Regional Paulista.

Além dos melhores baristas do estado, Santos recebe também alguns dos nomes mais importantes da área, que oferecerão palestras durante o evento. Entre eles, Nathan Herszkowics da ABIC, Vitor Gabira da Nespresso, Paulo Tassinari da Tassinari Cafés Especiais e Luiz Salomão da BUNN, além dos atuais campeões brasileiros Marco de La Roche (Good Spirits), Carolina Franco (Cup Tasters) e Felipe de Oliveira (Latte Art).
E, claro, o CBMG prestigia e multiplica.

SERVIÇO

O MUNDO DO CAFÉ - ARTE-MERCADO-TECNOLOGIA
Regional Paulista de Barista e Circuito de Palestras
Onde? Museu do Café - Rua XV de Novembro nº 95, Centro - Santos/SP
Quando? 19 a 21 de janeiro a partir das 11h
Info: 13 3213-1750
Para visitar o museu: Segunda a Sábado das 09h às 17h e Domingo das 10h às 17h.
Ingressos: Inteira: R$ 5,00 e Meia: R$ 2,50
OBS.: o acesso à competição e às palestras é gratuito
(fonte consultada: http://www.museudocafe.com.br/)

Um comentário:

  1. Puxa! Moro em Vitória - ES e Santos fica um pouco longe pra mim. Mas na primeira oportunidade irei visitar esse museu. Parece ser muito interessante. E o prédio é lindo!

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!