Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Coisas que aprendi nos campeonatos de barista. (ou O Barismo como ele é)

Paixão não faz um campeão. Recursos não fazem um campeão. Vocação não faz um campeão. Política e subjetividade não fazem um campeão. Sorte não faz um campeão. Mas dedicação, recursos, vocação, vontade política e sorte podem, juntos, ganhar um campeonato.


Por mais força de vontade e paixão que se tenha, ninguém ganha um campeonato sem treino. Sem recursos financeiros, tempo e local adequado, não é possível treinar adequadamente. Ninguém ganha uma competição se não souber preparar espressos, cappuccinos e bebidas sistematicamente, habilidosamente, apaixonadamente. Ninguém ganha se os juízes não acharem que merece ganhar. E, definitivamente, ninguém ganha se não demonstrar tudo isso em oito ou quinze minutos e tiver a sorte de ser notado em cada detalhe.


Quem vem de fora já começa em desvantagem.


Certo. Se você não é de São Paulo, terá que correr atrás de informações por e-mail e telefone, terá que empacotar todas as suas coisas, revisar dez vezes o checklist, pagar excesso de bagagem, pagar passagem, hospedagem em lugares que não costumam ser baratos e lidar com eventualidades não muito felizes, como aquela taça de cristal caríssima e exclusiva que você não tem sobressalente e que quebra dentro do plástico-bolha. Ninguém está preocupado com isso, e ninguém vai ter piedade. Talvez te emprestem alguma coisa, mas é sempre melhor se apresentar com os itens que você treinou. Então, meu amigo, leve taças extras, xícaras extras, panos extras, paciência extra.



Ao contrário do que te contaram no colégio, nossas estações são muito bem definidas.


Sabe aquela maçã que você come todos os dias, está o ano todo no mercado e, é óbvio, você vai usar no seu drinque de assinatura porque é legal, e com certeza você vai achar em São Paulo? Acredite, ela vai sair de época exatamente na semana do campeonato. Não importa se são uvas, pêssegos, tangerinas, framboesas ou capim-limão. Pela lei de Murphy, vai tudo acabar logo antes da sua apresentação, quando a que você trouxe já está apodrecendo. Portanto, pense em pelo menos três maneiras de armazenar seus ingredientes perecíveis, e traga tudo em quantidades mais que suficientes. Sabe aquele chá verde em lata que vende em toda cafeteria na sua cidade? Com certeza ele já saiu de linha no Brasil e só o mercadinho em frente à sua casa ainda não ficou sabendo. Faça estoques, para não ter surpresas.



Não conte com a solidariedade no barismo. Mas sim, ela existe.


Prepare-se para a guerra. Não espere solidariedade dos seus concorrentes: na sala dos baristas, cada um está muito preocupado com o seu umbigo. Não dependa de ninguém, tenha seu checklist em mãos e esteja psicologicamente preparado quando gritarem que já começou seu tempo de treino e você já devia estar na máquina. Esteja preparado para trilha sonora que não funciona, as xícaras esquecidas no backstage e a tomada com a voltagem errada. Mas confie, que sempre aparece alguém para te emprestar uma french press, quando você quebra a sua logo antes da competição.


Providencie um
personal assistent.

Legal, você e seu amigo barista da mesma cidade vão competir. Vão compartilhar moinho, picher, tamper e dar uma forcinha um ao outro no tempo de preparo. Ótimo. Mas suponhamos que alguém chegue na final. O resultado é um bando de baristas cansados, mal-humorados e nem tão úteis quanto pareciam. Se puder, leve um assistente pessoal para o backstage. Alguém de confiança, que tenha ajudado nos seus treinos e, de preferência, que não vá competir. É garantia de baristas descansados, nenhum item perdido e tranqüilidade para assistir às outras apresentações.



Treine para ganhar. Mas lembre-se que só um barista ganha.


Vamos ser realistas. Entre as dezenas de competidores, somente um em cada modalidade vai representar o Brasil na Colômbia, na Holanda ou na Conchinchina. O restante dos competidores pode sair frustrado ou, de forma inteligente, aproveitar o campeonato como uma oportunidade para deixar uma marca. A publicidade é infinita e, durante quinze minutos, o mercado pára para escutar o que você tem a dizer. É a sua chance de lançar tendências, divulgar princípios e fazer-se lembrado.



Trabalho em equipe funciona.


A cultura de barismo no seu estado é recente, não há apoio, não há recurso e você nem sabe por onde começar? Pois saiba que o clichê do trabalho em equipe funciona. Talvez uma empresa não queira ou possa patrocinar sua participação. Talvez não veja nenhum benefício em ter um barista competindo. Para reverter isso, junte-se a outros baristas, escreva um projeto e apresente para governo, universidade e empresas. Deu certo conosco.




Diversão ainda é o mais valioso prêmio de um campeonato.


É tragicômico. Você vai esquecer coisas, errar procedimentos que está cansado de saber, chorar de raiva, rir de nervoso, fazer piadinhas sem graça, falar alto, ficar mudo ou resmungar suas mágoas para algum voluntário. Mas o esforço se transforma em comédia, cada imprevisto vira caso a ser contado e, no fim, o que a gente leva são boas histórias.



Fotografia: Fernando Santana, do Baristando.

9 comentários:

  1. Perfeita descrição de um campeonato Helga...
    falou tudo!!!
    saudades bjus

    ResponderExcluir
  2. Helga! Que bacana seu texto! Super sincero e uma visão bem diferente de quem realmente viveu o campeonato! Bjs, Mari, Revista Espresso

    ResponderExcluir
  3. hahahaha
    Que saudade dos campeonatos Helga e que saudade de você!

    Mais do que troféus, campeonatos, prêmios e trabalhos, parabéns pela força e beleza interna, que são um exemplo de barista e pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Helga, não te conheço, mas quero te agradecer muito! Sou mineira, estou morando no Rio de Janeiro a um ano e meio, e quando vi sua equipe, uniformizada, com o "TRIANGULO" de Minas, não me contive, chorei muuuuuito!
    mas foi bom. como é bom trabalhar em equipe! devemos, mesmo,compartilhar, ser solidários,é disso que o mundo está precisando. Infelizmente nos deparamos com pessoas que não sabem trabalhar e nem conviver assim; puxam nosso tapete, só pensam nelas mesmas, não valorizam a amizade... desculpe o desabafo...........
    Desejo a vc sucesso e pude perceber que vc é muito querida no grupo.
    felicidades.

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Olá, Helga!
    Gostei da sua descrição sobre o campeonato.
    Vc é muito corajosa, vá em frente!
    Sem falar que vc é uma GAAAATA!
    Um abraço.

    Leonardo - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Cara!!!! Que barato desse negócio!
    Parabéns, barista Helga!
    Agora que comecei a entender direito sobre o assunto.
    Obrigado.
    Abração.

    Cleber,Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helga!
    Eu de novo.
    Mas deve ser difícil pra caramba, né?
    Parabéns.

    Cleber,Juiz de Fora.

    ResponderExcluir
  8. gente, que doido isso!
    gostaria de estar aí com vcs.
    Vá em frente mineirada!!!!!!
    mostra pra esse povo o que Minas tem... muita gente competente.
    hu!hu!!!!!!!!
    Andreia, Mateus, Juliana, Felipe e Sânia.

    BELO HORIZONTE - BELO HORIZONTE - BELO HORIZONTE

    ResponderExcluir
  9. Fernando, obrigada pelas ótimas fotos!

    Mari, fico lisonjeada com sua visita ao blog. Obrigada!

    Urjel, meu amigo, cê sabe que tem grande responsabilidade pelo início do sonho.

    Ana Beatriz, também nos emocionamos ao levar nossa bandeira no peito. Obrigada pelas belas palavras.

    Leonardo, obrigada pela visita. Volte sempre ao blog!

    Cleber, fico muito feliz em multiplicar informações aos amantes do café! E a competição é difícil, mas não mata, não! ;)

    Andreia, Mateus, Juliana, Felipe e Sônia: belo grupo, hein? Obrigada pela força! Vamos mostrar a cara mineira presse Brasil e mundo afora.

    Grande abraço, moçada!

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!