Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Curso de Barista no IFSULDEMINAS

Realizamos nesse fim de semana mais um curso de barista no Núcleo de Qualidade do Café do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Dessa vez, o público teve um perfil bastante interessante: produtores de café e provadores de uma cooperativa da região.



O curso abordou toda a cadeia produtiva do café e como cada fase do processo interfere na qualidade final do café e no resultado sensorial. O foco foi dado ao café espresso, método de extração barista por excelência e que, devido às suas características - extração sob pressão de um café concentrado, encorpado e polifásico - possui técnicas e parâmetros específicos, adotados por baristas em todo o mundo.

Ministrei o curso ao lado do Professor Leandro Paiva, coordenador do Núcleo de Qualidade do Café, e de Elisângela Paiva, doutora em Ciência dos Alimentos, com ênfase em análise sensorial de café. A troca de experiências foi riquíssima. Além dos diversos cafés preparados (utilizamos cafés campeões do Concurso dos Cafés de Minas, cafés de origem, blends e cafés 'duros' e 'riados', analisando os efeitos de cada matéria-prima e técnicas sobre a bebida), degustamos cappuccinos, mochas e drinks refrescantes preparados com café.

O "Curso Básico de Barista - da Planta à Xícara" acontece mensalmente no Núcleo de Qualidade do Café, em Machado - Sul de Minas. As turmas são formadas com poucos alunos e o custo é mais acessível que a maioria dos cursos oferecidos no mercado, porque é apoiado pela FADEMA - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Machado. o Núcleo também promove cursos de Classificação e Degustação de Café.

O próximo curso está marcado para os dias 08, 09 e 10 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo email fadema@fadema.com.br. Mais informações no site www.fadema.org.br.

Agarre sua xícara e sirva-se à vontade de bons cafés e conhecimento.

Muitos espressos depois... a turma reunida!

Antes de preparar espressos, os lunos acompanharam um sessão de cupping com cafés de diversas qualidades e características sensoriais. Depois analisamos o resultado de cada café no espresso.


O Prof. Leandro Paiva explica o funcionamento interno das máquinas de espresso e sua manutenção.

Os alunos acompanharam também todo o processo de torra de café com foco em espresso. Entenderam cada fase da torração, os pontos e curvas de torra ideais e os efeitos da torra sobre o resultado sensorial do espresso.

Espressos e cappuccinos deliciosos: os alunos aprenderam sobre as variáveis envolvidas na extração do espresso e a vaporização correta de leite.


A Prof.a Elisângela Paiva fala sobre preparo de produtos à base de café: pratos salgados, sobremesas e drinks refrescantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!