Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Orlando Salvatti, Curitiba/PR

Nos últimos meses o já conhecido TNT - Thursday Night Throwdown, começou a sair do eixo São Paulo e a surgir também em outras capitais brasileiras. A competição mata-mata de latte art - que premia os baristas capazes de produzir os melhores desenhos em cappuccinos (sob a pressão da única tentativa) chegou a Curitiba, incentivado pela Cafeteria Lucca Cafés Especiais.

No TNT, um barista é selecionado para extrair os espressos que serão usados por cada um dos competidores. Cada competidor vaporiza seu leite e, com a técnica free pouring (o leite é derramado sobre o espresso, sem a ajuda de nenhum instrumento ou acréscimo de outros ingredientes), produz um desenho. São realizadas baterias de dois baristas, um contra o outro. Três juízes apontam, de uma só vez, qual o melhor desenho, baseados em critérios de simetria, nivel de dificuldade e contraste de cores. O vencedor passa para a próxima bateria e segue assim até chegar ao grande vencedor.

Meu amigo Orlando Salvatti, que além do Barista também é Turismólogo, esteve no TNT Curitiba de julho e enviou suas fotos e videos ao Clube Barista. Apresentamos a seguir algumas imagens do evento, que teve como vencedor o barista Daniel Acosta, do Lucca Cafés, e em segundo o barista Eduardo Scorsin, do Café do Paço.

*** Agradecimentos a Orlando Salvatti pelas imagens gentilmente cedidas. O Clube Barista está sempre aberto para receber material de correspondentes de qualquer lugar onde se prepare, deguste e fale sobre café. Caso queira compartilhar suas experiências e vê-las publicadas no blog, escreva para helga.barista@gmail.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!