Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Um café no Mato Grosso - Integrar para não Entregar

Peço desculpas aos colegas internautas por ficar ausente durante as 'férias' de julho. O motivo foi justo: o Projeto Rondon.


Desde a graduação em Turismo (UFMG), eu conheci estudantes que haviam participado de Operações do Rondon em diversos estados brasileiros, sempre nas regiões consideradas de risco social - norte, centro-oeste e nordeste. Não tive a oportunidade de participar na UFMG (não aconteceram, no meu tempo de graduação, projetos na minha área de atuação), mas foi o título de Turismóloga que me abriu as portas para participar do Projeto Rondon, já no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Machado.

Entre os dias 16 e 30 de julho de 2011, alunos e professores das mais variadas áreas do conhecimento partiram de suas universidades em todos os estados do país rumo ao Mato Grosso, na Operação Tuiuiú. Foram 400 Rondonistas, que se dividiram entre 20 municípios matogrossenses para oferecer cursos, oficinas, aulas, atividades de lazer, cultura e orientações de saúde às comunidades.

O IFSULDEMINAS, sob a orientação do Professor Coordenador Leonardo Rubim e do Professor Ademir Duzi, enviou 8 alunos selecionados, das áreas de Agropecuária (Alexandre, Gustavo, Marcelo e Rafael, alunos do Curso de Engenharia Agronômica), Meio Ambiente (Iraí, aluno de Ciências Biológicas), Informática (Cairo e Danilo, de Licenciatura Plena em Computação) e Turismo e Gastronomia (eu, única moça da Operação, a mina de Minas, e que na verdade pertenço ao núcleo de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS).

Depois da concentração entre 400 Rondonistas, quando fomos recebidos no 2o BFron - Segundo Batalhão de Fronteira (Cáceres/MT), fomos enviados a Nobres, acompanhados da equipe gaúcha da Universidade de Cruz Alta (gurias fantásticas que se tornaram grandes amigas) e do parceiro de todos os momentos, Sargento Camargo, designado para ser o nosso "Anjo" (como é chamado o oficial que acompanha os trabalhos de cada equipe durante a Operação).

Nobres é um pequeno município à margem da BR163, no centro do Mato Grosso e relativamente próximo à capital Cuiabá. Por ser um município de grande atratividade turística e próximo à capital (uma das sedes que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014), Nobres tem sido alvo do interesse de empresários da área do Turismo e de investimentos do Governo Federal. São grandes promessas que animam os habitantes locais no trabalho rumo ao desenvolvimento.

O trabalho que desenvolvemos - mineiros e gaúchas - na tentativa de oferecer o que cada um sabia e aprender com os nobrenses, foi mais que satisfatório. Foi desafiador, emocionante, impactante para nós como profissionais e educadores, e nos permitiu refletir sobre o caminho e as escolhas que fazemos para a vida.

Quem quiser conhecer mais sobre a Operação Tuiuiú pode acompanhar o blog IF RONDONISTA (http://ifrondonista.blogspot.com), que está sendo alimentado pelos rapazes da Informática com informações, fotografias e o material usado nas palestras e oficinas, para que possa ser consultado pelos próprios nobrenses sempre que necessário.

Para encerrar, não poderia deixar de falar de Barismo e Café. Uma das oficinas que oferecemos foi a de Preparo e Serviço de Bebidas, abordando a montagem e trabalho com bebidas em bares e restaurantes e um pouco de coquetelaria. Como não poderia deixar de ser, levamos nosso Café D'Agrotécnica, o café que é produzido inteiramente no IFSULDEMINAS (da planta ao envase do café moído), e ensinamos sobre qualidade do café, preparo correto e degustação.

A estrutura com a qual contávamos para as aulas foi bem simples, mas foi suficiente para deixar nosso recado e entusiasmo aos nobrenses. Esperamos retornar em 2012 para conferir o que melhorou e rever os novos amigos.

Queridos(as) Rondonistas e Matogrossenses, obrigada pela experiência, lição de vida e cidadania. Nos vemos pela estrada.

Moças animadas com as receitas de coquetéis: também se destacaram no Concurso de Gastronomia com produtos locais.

Leite condensado: paixão matogrossense?

Degustação do café de Machado/Sul de Minas: aprendendo o que é um café de qualidade


Castanhas de Babaçu e de Cumbaru, torradas com a ajuda da cozinheira Clarice: produto local e de alto valor agregado, a planta do Babaçu tem sua utilidade aproveitada quase totalmente, da gastronomia ao artesanato.

A grande amiga Vanda, que nos ofereceu uma decoração completa para o curso, com direito a xícaras de porcelana tradicionais, artesanato de inspiração indígena e um belo quadro exaltando o Mato Grosso e o café mineiro.

Alguns dos produtos desenvolvidos na oficina: coquetéis alcoólicos e não alcoólicos, castanhas e o Café d'Agrotecnica, do IFSULDEMINAS.


A turma reunida depois de um dia inteiro de trabalho.

Quadro preparado pela artesã Vanda Pepiliasco, paranaense que se encantou por Nobres e resolveu fazer da cidade o seu lar. O quadro reuniu motivos do artesanato indígena em barro, o café mineiro, menciona Barão de Cocais (município mineiro onde nasceu seu avô) e onça pintada, que dispensa explicações depois dos dizeres finais: "Mato Grosso: emoção à flor da pele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!