Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Momento de Madame

Entre os dias 20 e 25 de setembro, o Museu do Café promove uma atividade em homenagem às mulheres. Participando da programação da 5a Primavera dos Museus, o museu da Bolsa do Café de Santos irá apresentar uma exposição sobre a primeira mulher importante na história do café brasileiro: Madame D'Orvilliers.

Reprodução de tela pintada por Henrique Cavalleiro, em 1943 (fonte: blog do Museu do Café)

Esposa do Governador Geral da Guiana Francesa, Madame D'Orvilliers é uma personagem envolta por histórias de conspiração, romance e sedução. Historiadores atribuem a ela a responsabilidade das primeiras semesntes de café que entraram em território brasileiro, provavelmente dadas de presente ao possível amante Francisco de Melo Palheta, Sargento-mor enviado à Guiana em missão diplomática (que na verdade tinha o objetivo de conseguir algumas mudas e iniciar a produção de café no Brasil).
 
As mulheres que visitarem o museu nesse período poderão participar da atividade "Momento de Madame", sendo fotografadas como protagonistas da história do café no país. No local da exposição haverá figurino e cenário apropriado para as fotografias, remetendo ao século XVIII. As fotografias serão disponibilizadas no blog do Museu (http://www.museudocafe.org.br/blog/) e as melhores serão selecionadas para uma exposição.
 
Confira programação completa em homenagem às mulheres, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!