Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Da planta à xícara - Curso de Barista (janeiro 2012)

Durante os dias 9 a 11 de janeiro, realizamos o primeiro "Curso de Barista - da planta à xícara" do ano de 2012. O curso realizado no Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Machado, em parceria com a FADEMA - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Machado, vem desde 2011 contribuindo para difundir a profissão de Barista e trazer aos profissionais da cadeia do café conhecimentos essenciais para a produção, industrialização e preparo com qualidade.
a cafeteria-escola do IFSULDEMINAS


Neste curso, tenho a grata oportunidade de trabalhar com o Prof. Leandro Paiva, Doutor em Fitotecnia com especialização em Cafeicultura (UFLA) e com Elisângela Furtado, Doutora em Ciência dos Alimentos. Durante os três dias de curso, levamos os participantes a percorrer todo o caminho que leva a um café com qualidade na xícara, desde a lavoura até o preparo. A estrutura completa com a qual contamos no IFSULDEMINAS e as turmas diversificadas - contamos com produtores, provadores, representantes da indústria e da comercialização de café, trazem aos alunos uma experiência riquíssima, que vai muito além da grade formal do curso.

Na edição de janeiro de 2012, contamos com a presença de alunos de São Paulo, Chapada Diamantina (Bahia), Três Pontas e Alfenas. Não podemos deixar de falar da presença ilustre de Ucha, Daniella e Marisa, membros-fundadoras da Aliança das Mulheres do Café no Brasil - IWCA Brasil. Esse encontro consolida ainda mais nossa intenção de difundir e democratizar o conhecimento para as mulheres em toda a cadeia.

Atividades de degustação, torra e preparo de café em diversos métodos, culminando na revelação de (quase) todos os segredos de um bom café espresso aguçaram a curiosidade de todos, que além de muitas respostas, sempre levam consigo a grande pergunta: como produzir um café cada vez melhor?

Em fevereiro abriremos uma nova turma. Para receber informações sobre as datas e valores, é só entrar em contato com a FADEMA.

Obrigada a todos que prestigiaram nosso curso e até a próxima!

a turma se prepara para um exercício de análise sensorial

membros-fundadores da IWCA Brasil e o prof. Leandro Paiva

conhecendo os diferentes métodos de preparo

a turma se concentra para desvendar os segredos de um bom espresso

passo a passo do espresso

o primeiro espresso é motivo de orgulho dos produtores de Três Pontas/MG

Elisângela Furtado, Leandro Paiva e Helga Andrade, instrutores do curso

conhecendo o rebeneficiamento e a preparação do café para a torra

aroma de café recém-torrado: novas perspectivas para os produtores, após o curso de barista


Saiba mais sobre o Curso de Barista - da planta à xícara
FADEMA
fadema@fadema.org.br
(35) 3295-9727

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!