Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Você é mais de Chá ou de Café?

Um novo empreendimento promete render experiências sem igual em Belo Horizonte. O ThéCaffe, casa de chás e cafés que inaugura amanhã na região da Savassi, é o resultado de quatro anos de dedicação da proprietária Roberta Mesquita.


A família de Roberta já possuía uma trajetória de três décadas no ramo de cosméticos, e a idéia do negócio gastronômico surgiu de um exercício desenvolvido em um curso para empresas familiares. Cada membro da família foi desafiado a imaginar uma situação: a empresa de cosméticos havia sido vendida por um valor incalculável e eles teriam recursos ilimitados para desenvolver qualquer empreendimento que desejassem. Diante disso, cada um deveria imaginar o que faria com o dinheiro e desenvolver um Plano de Negócios.

A empresária pensou em sua paixão por gastronomia e pelo café, e partiu em busca de informações sobre este mercado. Decidiu que o projeto seria de uma cafeteria. Procurou referências em negócios bem-sucedidos em São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior. Roberta se empenhou tanto no trabalho que, ao apresentar a idéia à família, seu pai a encorajou a colocar o projeto em prática. “Ele achava que era importante diversificar os negócios da família”, conta Roberta.

Durante quatro anos, ela procurou um bom ponto para instalar o negócio. Depois de várias tentativas frustradas e adiamentos nos planos por uma gravidez e pela criação dos três filhos pequenos, a empresária se encantou por uma casa de chás que conheceu em Nova York, durante uma viagem em 2009. Agregou a idéia dos chás aos cafés.

Em uma galeria na Savassi, começou a reparar no grande fluxo de pessoas que circulava naquele ponto. Decidiu arriscar e alugou a loja, onde amanhã inaugura o ThéCaffe. “Assinei o contrato de locação da loja há nove meses. Finalmente pari!”, brinca. Durante esse tempo, viajou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Miami, Dubai e outros lugares pesquisando. “Só bebi chá e café nesses nove meses!”, diz a empresária.

A casa, única na capital mineira com esse perfil, conta com uma carta de mais de 45 tipos de chá, todos internacionais, e 30 bebidas à base de café, além dos dois blends, um fixo e outro sazonal, que trará quinzenalmente cafés de diversas regiões do país. No princípio de setembro, poderão ser degustados o café Piatã, da Bahia, e o café Mirand’Ouro, da cidade de Três Pontas, no Sul de Minas. Este último será o espresso fixo da cafeteria.

Outro destaque da casa é o Blooming Tea, uma infusão de folhas secas que, quando preparado, se abre e simula o desabrochar de uma flor. Os bloomings são importados diretamente da Índia, já que de acordo com a proprietária não existem no Brasil para comercialização.

Todos os detalhes foram pensados, segundo os profissionais envolvidos no desenvolvimento do espaço, para promover experiências únicas aos clientes. Esse conceito, cada vez mais comentado quando se trata das tendências para a gastronomia, ainda pode ser considerado ousado em nosso estado e atende a uma demanda crescente de consumidores exigentes e ávidos por novidade. Nossos sentidos agradecem!

THÉCAFFE
Avenida do Contorno, 6283 - Funcionários (aberto de 8 às 22h)
Contato: (31) 3654 0275
Site/email: http://www.thecaffe.com.br/ / contato@thecaffe.com.br
Baristas: Roberta Mesquita, Osnei Cesarino e Rosa Gabriela Mendonça
Café: Mirand’Ouro e cafés de origem
Especialidade: chás internacionais e cafés de origem
Diferencial: cardápio de quitutes e drinques variados semanalmente.

8 comentários:

  1. Interessante essa 'brincadeira' de família que se transformou numa inovação em BH. Quero muito conhecer!
    Também gostei muito da ficha no final, destaque para os últimos itens: baristas, café, especialidade e diferencial.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito das imagens, vou lendo o texto com calma.
    Muito bom saber que o nível das cafeterias em BH está sempre melhorando

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana Helga, parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Ja estive no cafe e fiquei impressionado com a diversidade dos produtos. Realmente veio para ser a melhor casa de chas e cafe de BH!

    ResponderExcluir
  5. Nossa proposta é divulgar boas formas e lugares para apreciar o café nosso de cada dia e, principalmente, valorizar as iniciativas, idéias e profissionais que enriquecem o mercado de cafés especiais.

    Agarrem suas xícaras!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog!
    E a foto tá linda! Parece uma parisiense!
    Luxo!

    ResponderExcluir
  7. Este blog é simplesmente delicioso!!! parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  8. amei o post. vc como sempre arrasando. postei lá no blog sobre o Clube Barista, depois passa lá para dar uma olhada. um sonho esse ThéCaffe. já estou doida pra dar uma passadinha lá. bjo

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!