Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Como ser um barista mais feliz no trabalho - Parte 1

A Barista Magazine andou perguntando por aí ações que podem tornar o nosso shotglass de cada dia mais apetitoso, interessante e divertido sem gastar nada - ou gastando muito pouco. O Clube Barista traduz e traz, em novembro, cinco sugestões para aliviar a tensão dos que às vezes se sentem o próprio Charles Chaplin atrás de uma linha de produção - ou de uma máquina de espresso.

Dica número 1:
PROVE COISAS


Eu definitivamente não poderia começar com uma sugestão melhor: prove seu café. Prove seu leite, sua geléia, sua compota, sua cerveja, e tudo isso junto na sua bebida de assinatura. Como disse Wiggles Peters:
"São 10 da manhã numa sala de treinamento de baristas. Você passou a noite tomando cerveja com um camarada que diz que é barista, e agora você está prestes a apreciar um copo de leite. Reconhecendo que “você”, nessa história, sou “eu”, já faz anos desde que você apenas se sentou para beber leite, mesmo levando em conta que você serve cappuccinos aos litros todos os dias. De repente, o leite desnatado parece leve e doce; o leite integral tem um gosto que lembra milho; e o leite deixado numa garrafa de vidro na geladeira é rico e amanteigado.

Lição número um? Prove coisas. Provar é fácil e divertido. A primeira razão é simples: quanto mais você entende por que as coisas têm o gosto que têm, maior será sua capacidade de criar bebidas deliciosas, e bebidas deliciosas fazem baristas felizes (e aumentam a gorjeta). O desenvolvimento do paladar também melhora o vocabulário quando é preciso falar sobre café com outras pessoas, torrefadores, produtores e clientes. O consumidor pode não reconhecer um café descrito com “ácido”, mas se usamos um vocabulário simples para falar de café e comparamos com outros alimentos e bebidas (como acidez da maçã, ou do limão), podemos ajudar os consumidores a provar um café que eles provavelmente apreciarão. E consumidores felizes fazem baristas felizes.

Então, prove o seu café – e não apenas o primeiro shot do dia. Prove café filtrado, café descafeinado, prove seus shots de espresso ao longo do dia, faça anotações, compare com as impressões dos seus colegas e clientes. Enfie a cara no leite, prove marcas diferentes, prove vaporizado e frio. Agora, a parte realmente divertida: saia por aí com um caderno e um amigo, provando o café de outras pessoas, o leite vaporizado por outro barista e divida uma cerveja (estamos tentando fazer tudo mais barato, certo?). Pegue tudo isso, volte ao trabalho e prove tudo de novo. Isso vai te fazer feliz – eu prometo."


Um comentário:

  1. É ISSO AI HELGA, VAMOS NOS PERMITIR!
    SER FELIZ É MAIS FÁCIL DO QUE NOS PODEMOS IMAGINAR, A FELICIDADE ESTA NAS PEQUENAS COISAS, PEQUENOS GESTOS.
    PARABENS
    BJOS

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!