Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

EQUIPE MINEIRA DE BARISTAS: em preparação para o campeonato brasileiro

Entre os dias 14 e 17 de março, acontece em São Paulo o X Campeonato Brasileiro de Barista, um dos eventos mais aguardados pelo mercado nacional de serviço e gastronomia do café.


O palco da competição é o Campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, que abriga o curso de Gastronomia. Durante o evento, estarão reunidos especialistas no preparo de café classificados nas pré-seletivas em diversos estados do país, inclusive Minas Gerais. Estes baristas disputarão uma vaga para o Campeonato Mundial de Barista que acontece em junho, na Colômbia.

Durante a competição principal, os baristas devem preparar, em 15 minutos, quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de criação própria, não alcoólicos, à base de café. Também há disputa em três outras modalidades. No Campeonato de Cup Tasters, provadores profissionais devem acertar o maior número de xícaras em um teste de triangulação. No Campeonato de Latte Art, os baristas são avaliados na criação de desenhos em cappuccinos. Já no Campeonato de Coffee in Good Spirits, baristas e bartenders preparam drinques alcoólicos à base de café.



Em Minas Gerais, apesar de concentrarmos a maior parte da produção de café de qualidade do Brasil, ainda é recente a cultura do barismo. Entretanto, os barista mineiros não poupam esforços para participar das competições nacionais, cada vez com mais qualidade. Para o campeonato de 2011, foi formada a Equipe Mineira de Baristas.

A Equipe Mineira é uma iniciativa dos baristas classificados na pré-seletiva em 2010, com o objetivo de trocar experiências por meio de treinos coletivos e captar, em conjunto, recursos para viabilizar a participação dos mineiro no evento. A Equipe conta com apoios públicos e também da iniciativa privada.

Dois grandes incentivadores da iniciativa são o Pólo de Excelência do Café e O Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Sul de Minas. Os treinamentos coletivos serão realizados na cafeteria-escola do IF Sul de Minas, localizada na cidade de Machado. A Equipe conta ainda com o apoio técnico de Carlos Eduardo Diniz, conceituado barista e juiz de competições nacionais.



Além de competir em melhores condições, os baristas mineiros estão interessados e dispostos a dividir o conhecimento adquirido durante as competições com outros profissionais do estado, através da participação em eventos, cursos e palestras.

Algumas das empresas apoiadoras da Equipe Mineira de Baristas
All Cafés
TheCaffé
Unique Cafés Especiais
Café Mirand’Ouro
Mundo Café

imagens: cafeteria-escola do Instituto Federal Sul de Minas - Campus Machado

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa na criação da Equipe Mineira de Baristas! Desejo sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  2. PÔ.. QUE SAUDADES DESSA GALERA AI, SUCESSO A TODOS..

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Marina! Vamo que vamo.

    Fernando, vai no brasileiro ajudar a gente! Estamos contratando staffs.. hehe

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. tô dentro Helga...rsrs nos vemos lah então !!!

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!