Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Curso de Barista - da Planta à Xícara

Tenho o orgulho de convocar a todos os apaixonados por café para o primeiro Curso de Barista no IFSULDEMINAS - da Planta à Xícara.



Preciso publicar um post especialmente para o Instituto Federal do Sul de Minas - o grande motivo que me fez colocar o pé na estrada mais uma vez. As novas atividades me roubaram um pouco do blog, mas o Clube Barista continua sua saga pela melhor xícara, agora na maior região produtora do País.

Por hoje, convido você a conhecer Machado, no coração da cafeicultura sul-mineira, para um curso que apresenta o universo do Barismo em toda a cadeia produtiva. Confira:

Curso de Barista - da Planta à Xícara
Data: 27 a 29 de maio de 2011
Horário: de 8h às 12h e de 14h às 18h
Carga horária: 24h (teoria e prática)
Valor: R$250
Inscrições:
fadema@fadema.com.br
(35) 3295-9728
(35) 3295-9729

Descrição do curso: a popularização do consumo de cafés de qualidade no Brasil exige, cada vez mais, a presença do profissional Barista em cafeterias, lojas especializadas, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Atualmente, existe uma grande carência por novos profissionais no mercado, e pela capacitação e aprimoramento dos que já estão trabalhando. Com o objetivo de formar novos profissionais e capacitar os que já exercem a profissão, o IFSULDEMINAS e a FADEMA promovem o Curso de Barista da Planta à Xícara, que possui um grande diferencial: proporciona ao aluno noções gerais de toda a cadeia produtiva do café, desde a lavoura, processamento, classificação, degustação e torrefação, culminando no manejo de equipamentos e preparo correto de espressos, cappuccinos e bebidas à base de café espresso. O IFSULDEMINAS possui toda a estrutura desde a lavoura até a cafeteria dentro do Campus Machado, o que permite que os alunos percorram todas as etapas durante o curso.

Objetivo: elevar os conhecimentos dos profissionais quanto à cadeia produtiva do café, em especial as técnicas corretas de preparo de café espresso, vaporização de leite e bebidas à base de espresso, agregando valor na qualidade dos produtos e serviços a serem oferecidos nos estabelecimentos.

Público-alvo: profissionais que já trabalham ou desejam trabalhar em cafeterias e esbalecimentos com serviço de café espresso, produtores, torrefadores e outros profissionais do setor que desejem conhecer o universo do Barismo, estudantes de Gastronomia, Tecnologia em Cafeicultura e áreas afins, apreciadores de café em geral.



Conteúdo:

INTRODUÇÃO
- O café: importância para o mundo
- Formas de produção e tipos de café
- Tendências de mercado
- O caminho percorrido da planta até a xícara
CAFETERIA
- Água: qualidade, pressão e temperatura
- Regulagem de moinho (manual e automático)
- Técnica italiana e técnica americana
- Compactação, dosagem e granulometria (influência no espresso)
- Extração do espresso ideal
- Diagnóstico de xícara (identificando um bom espresso e corrigindo problemas)
- Vaporização correta de leite
- Bebidas clássicas à base de espresso
ATENDIMENTO
- Posicionamento do colaborador
- Atuação do barista no estabelecimento
- Interferências: coordenação de uma equipe
- Abordagem do barista: montagem de uma equipe pronta para vender com qualidade
- Fidelização do cliente
- Divisão de responsabilidades


Instrutores:
Prof. Dr. Leandro Carlos Paiva – Eng. Agrônomo, Doutor em Fitotecnia com especialização em Cafeicultura, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, atua na área de Qualidade de café
Dra. Elisângela Ferreira Furtado Paiva – Eng. Agrícola, Doutora em Ciência dos Alimentos – UFLA, atua na área de Análise Sensorial de Café
Helga Andrade - Barista certificada pela Associação Brasileira de Cafés e Barista (ACBB), Turismóloga (UFMG), Vice-Campeã Brasileira de Coffee in Good Spirits, realiza trabalhos de capacitação, consultoria e pesquisa em Barismo, Turismo e Hospitalidade.


Imagens: instalações do Núcleo de Qualidade do Café no IFSULDEMINAS. Sala de armazenamento, sala de prova/análise sensorial, sala de torra, cafeteria-escola, torrefação industrial, lavoura experimental.

2 comentários:

  1. Ah, eu quero! Mas, infelizmente neta data não vou poder. Vc tem a intenção de ministrar outros cursos?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Beatrix!
    Sempre um prazer ter você por aqui!

    Nossa ideia é oferecer os cursos de Barista mensalmente no IFSULDEMINAS, sempre no final do mês. Também existe a possibilidade de fechar turmas e realizar em datas especiais.

    Vou sempre publicar as informações aqui no CB, ok?

    Abraço!

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!