Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Leite vaporizado em casa

Ok, Baristas. Eu concordo TOTALMENTE que nenhuma tecnologia mirabolante substitui a mão de um Barista bem treinado e uma máquina fantástica - que em geral custa mais que um carro popular.

Porém, defendo o direito que todo apreciador caseiro de café tem de tomar um CAPPUCCINO LEGÍTIMO: café de boa qualidade (em geral espresso) + leite de boa qualidade bem vaporizado, nas proporções ideais.


O blog Mexido de Idéias, que publica com frequência dicas para os chefs caseiros de plantão, produziu esse vídeo com a Barista Bianca Diocedo, mostrando alguns métodos para conseguir, com instrumentos caseiros, um bom leite cremoso, semelhante ao preparado pelos baristas nas melhores cafeterias. A barista prepara o leite com uma cremeira, uma máquina de espresso caseira e um mixer, confira:




O resultado conseguido pela Bianca é muito legal, e a cremeira é o instrumento que consegue o melhor leite. O método mais barato é o uso do mixer, fácil de escontrar em qualquer loja culinária. A máquina de espresso caseira dá um charme a mais, sendo ideal para fazer na frente das visitas, mas ainda possui um custo elevado e é um luxo que nem todos os apaixonados por café podem bancar.

Qualquer que seja o método escolhido, em casa ou na cafeteria, os mesmos detalhes precisam ser observados, tanto pelos Baristas quanto pelos Baristas de Fim-de-Semana:

- No caso da cremeira e da máquina, o leite deve estar sempre frio;



- Escolha um leite de qualidade. O que tem melhores resultados na vaporização é o leite de vaca integral, com pelo menos 3% de gordura (caso não veja isso tão claro na embalagem, procure na informação nutricional se, para cada 200ml de leite, há pelo menos 6g de gorduras totais);



- Nunca ferva o leite. As proteínas do leite se romperão, produzindo muitas bolhas e fazendo com que o leite perca a cremosidade, adquirindo um sabor ruim e perdendo a doçura;



- Use sempre café de boa qualidade, seguindo sempre recomendações de preparo apropriadas para cada método. Café espresso precisa de moagem e quantidade de pó adequadas. Café coado TAMBÉM.



- Depois que dominar o processo de vaporização, experimente testar a dupla café+leite com outros ingredientes. É possível desenvolver diversas receitas.

Agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

16 comentários:

  1. Onde se compra essa cremeira Helga?! Adorei a dica! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lampejo!

    Acredito que a melhor opção seja comprar pela internet. Em sites com o Café Store (www.cafestore.com.br) você encontra a cremeira da Bialeti, que custa R$134,90.

    Você também pode encontrar em algumas casas especializadas em artigos de cozinha, já que está cada vez mais comum topar com bugingangas relacionadas ao mundo café nessas lojas.

    Em que cidade você está? Geralmente nas capitais você encontra com facilidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá;
    Parabéns pelo blog.
    Sou apreciador de café, principalmente o Mogiana.
    Estou tentando conhecer e fazer um creme com leite, bem denso para degustar meus cafézinos caseiros.
    Pesquizando, achei um emulsionadora krups e a cremeira bialet, qual a melhor?

    ResponderExcluir
  4. Sou apreciadora de café tenho uma maquina da electrolux chefe crema mas não consigo fazer leite cremoso estou querendo comprar um emulsificador da krups gostaria de saber se é bom mesmo e se conseguirei um leite cremoso pro meu capucino caseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, tenho uma máquina de café expresso oster. fazendo vários testes, vi que vaporizar o leite, misturar os ingredientes e depois vaporizá-los, agora todos juntos, gera um efeito legal. acrescentando um colher pequena de achocolatado em pó e shake de creme (antes de vaporizar novamente) fica muito gostoso.

      Excluir
    2. Muito bom!... Eu gostei da possibilidade. De fazer em casa... Mas to apaixonado pelas máquinas kkkk haja grana hein!...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    De acordo com a observação acima:
    "- No caso da cremeira e da máquina, o leite deve estar sempre frio;" fiquei com uma dúvida:
    Pelo que pude entender no vídeo exposto, o leite deve estar frio somente no caso do uso do vaporizador da máquina e não como nos casos da cremeira e do mini mixer, seria isso?
    Obrigado!
    José Silva

    ResponderExcluir
  7. Correto José! Leite frio só na máquina.
    O vapor da máquina se encarrega de fazer o serviço. A jogada aí, é ter uma boa máquina de espresso, pois não são todas que conseguem fazer uma vaporização eficaz.

    ResponderExcluir
  8. Amei esta dica Amo caputinho moro em betim minas gerais parabéms

    ResponderExcluir
  9. Amei esta dica Amo caputinho moro em betim minas gerais parabéms

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber qual a melhor marca de leite para vaporizar?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite ,então tive um leve contato com a arte de barista, pq trabalho como garçon e um amigo barista me ensino o básico , quis trazer essa arte pra casa pq me apaixonei , mas toda vez q faço com o mixer, o leite estando frio ou quente é o mesmo resultado cria se uma espuma mas não é a mesma que consigo fazer em uma maquina com vaporizador , fica bem solúvel a ponto de ao adicionar o café ela começa a desfazer , tem alguma dica pra q isso não aconteça , só tenho o mixer estou a procura de uma cremera

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos os apreciadores de café de plantão. Te no uma cafeteira Mondial Premium espresso e já tentei de todas as for.as fazer um leite valorizado próximo do profissional (aqueles que se produzem desenhos, creme mesmo, não espuma) porém já tentei de todas as formas e só consigo espuma. Já tentei inserir apenas 1cm do vaporizador, inclinar 30° como manda a regra, e nada! Quero saber o seguinte, num papo direto: por que não acontece? Se tem a ver com a quantidade do leite, qual é a quantidade exata? A leiteira de inox faz diferença já que tenho feito em caneca de louça ? Por favor...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Por quanto tempo o mixer deve ficar ligado até atingir ponto de crema? 02 minutos?

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!