Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Campeonato Sul-Brasileiro de Baristas - 2011

Aconteceu entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2011 o Campeonato Brasileiro de Baristas - Etapa Sul Brasileira. Tive o prazer de finalmente conhecer Curitiba e acompanhar os bastidores da competição.
As três baristas que representarão o sul no Campeonato Brasileiro: Cristianne, Lílian e Graciele.

O campeonato contou com a participação de 8 baristas curitibanos e a presença ilustre do barista chileno Osvaldo Vera, de Santiago. Com o objetivo de participar pela primeira vez de uma competição de baristas, o chileno buscou experiência e se prepara para a o Campeonato Chileno de Baristas, cuja primeira edição não deve demorar a se realizar. Osvaldo veio acompanhado do amigo Antonio Vilalobos, que compôs o corpo de juízes ao lado dos juízes de vários estados brasileiros.

Apresentando cafés predominantemente mineiros e paranaenses, os Baristas de Curitiba demonstraram boa performance técnica na extração dos cafés e preparo dos cappuccinos. Nos drinks que assinatura, predominaram receitas simples no preparo e uso de poucos ingredientes, mas com propostas sensoriais muito interessantes e originais.

A tríade feminina classificada para a etapa nacional foi composta por Graciele Rodrigues (1o lugar), Lilian Machado (2o) e Cristianne Piquitin (3o), todas do Lucca Cafés Especiais. Também outras três cafeterias marcaram presença no campeonato, mostrando que o mercado curitibano se desenvolveu muito e que o foco na qualidade do café e do serviço é prioridade - o que pude confirmar visitando várias cafeterias durante o período em que estive na cidade.
Baristas se preparam antes da competição.

Osvaldo Vera, barista chileno, prepara as infusões que compuseram o seu drink. Foi a primeira experiência do barista em competições.

Os finalistas
Igor prepara seu café nos métodos espresso, chemex e aeropress. O drink de assinatura do barista foi uma proposta interessante: beber em sequência o mesmo café extraído de três maneiras diferentes, cada uma ressaltando uma caracerística do grão.

Bruno prepara seus cappuccinos na frente dos juízes.

Juízes apreciam as bebidas servidas pelos baristas de Curitiba.

Graciele, a barista campeã, convida os juízes a fechar os olhos e sentir o aroma floral que será ressaltado em seu drink de assinatura.

Cristianne prepara seu drink, que combina chá de capim-limão ao espresso. A barista novata conquistou uma vaga para o brasileiro em seu primeiro campeonato.

Lílian do Lucca Cafés ensina os juízes a degustar seu drink, que leva uma extração composta de mel e camomila.

Lilian do Café Brigitte prepara seu drink de assinatura, que leva mel e suco de laranja kinkan.
Texto: Helga Andrade
Imagens: Orlando Salvatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!