Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Cappuccino de verdade!

As histórias são muitas sobre o surgimento dessa gostosa combinação de leite e café espresso. Sim, apenas leite e café. Sinto decepcionar os doces paladares chocólatras, mas o cappuccino original não leva chocolate.


Reza a lenda que o cappuccino surgiu no século XVI. O nome da bebida foi inspirado pelas vestimentas dos monges capuchinhos. Dizem, inclusive, que o grande criador do cappuccino foi o monge Marco D’Aviano, beatificado neste século pelo Papa.


Também dizem que a vareta de vaporização (instrumento utilizado pelo barista para aquecer o leite e deixá-lo cremoso) foi criada como válvula de escape do vapor das primeiras máquinas de espresso, que aqueciam muito e queimavam o café. Alguém preguiçoso (ou sem lenha, fogareiro ou algo que o valha) resolveu esquentar o leite usando o vapor da máquina, e eis que surgiu a bebida cremosa que conhecemos.

Não tenho fontes confiáveis e nem é o objetivo contestar a autoria da invenção do cappuccino. O fato é que a bebida conquistou paladares de além-mar e em solo tupiniquim foi adocicada com chocolate e canela.

Se é para adocicar a vida, fiquemos com o chocolate. Para o Torneio de Latte Art e Grafismo de BH, cada barista fará dois cappuccinos: um somente com café e leite (o tradicionalíssimo) e outro usando chocolate em calda ou em pó, entre outros ingredientes.

A imagem ao lado mostra como, teórica e idealmente, deve ser o verdadeiro cappuccino: 1/3 de espresso, 1/3 de leite e 1/3 de espuma de leite. Quer saber que gosto e que cara tem? Venha participar do Torneio de Latte Art e Grafismo, preparando ou provando deliciosas bebidas.

2 comentários:

  1. Nossa que interessante,
    eu vou comprar logo logo uma máquina para casa, ai não terei limites, minha cozinha vai ser meu lab rssss..
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post , esclarece como deve ser um verdadeiro cappuccino , só com ações essim vamos começar a consumir Qualidade !!!
    Parabéns pelo trabalho de vocês em BH.

    ResponderExcluir

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!